Sobre Mim......

Trago na Voz

     a Imensidão dos Cantos,

        das Árvores

           do Vento,

                do Povo

                    que ri, que ama, que chora,

                        da Terra que Guarda

                            na Dança das luas,

                               a memória da Alma

                                   o sopro dos tempos

" Amo a tua voz,a tua entrega,amor e devoção à música e ao canto.Ver-te e ouvir-te cantar é uma experiência única e inesquecivel. Arrepiante e profunda. Que continues a inspirar este mundo com o teu talento e vocação"

                                                         

Tânya Paz | Dançarina | Bióloga Marinha

"Uma voz de qualidade internacional, do melhor que há! Uma cantora que me tem vindo a marcar-me cada vez mais ao longo dos anos. Um timbre lindo aliado a uma interpretação verdadeiramente emocional.Arrepiante e fabulosa! "

Nelson Ferreira |Artista Plástico | Pintor 

Cátia Alhandra é uma cantora singular. Tem na sua voz a sensibilidade poética, as cores e os sabores intensos da Alma Portuguesa. Desde o Fado e da música tradicional portuguesa à paixão e influência do canto ancestral ligado à música árabe e mediterrânica, as suas diferentes raízes musicais tornam única a sua interpretação e fazem de Cátia Alhandra uma cantora multifacetada com uma presença vibrante e uma prestação intensa, plena de verdade, garra e alma.

Cátia Alhandra nasceu em 1981 em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica e canto numa pequena escola de música com 15 anos. Os seus primeiros concertos inseriram-se no âmbito de coros regionais como Coro polifónico de Almada e posteriormente num grupo de voz e guitarra com repertório relacionado com música portuguesa. 

Mais tarde ingressa no Conservatório Nacional de Lisboa /curso de canto, estudando com Professores como Helena Pinamanique e Ana Paula Russo desenvolvendo e aprofundando o canto lírico. Frequentadora assídua de 1997 a 1999, dos cursos internacionais de canto organizados pela Escola Profissional de Música e Artes de Almada, trabalhou com a Professora Maria Dolores Suarez (Espanha) e Helmut Lips (Alemanha). 

Em 2001 conclui o curso de música vertente canto, da escola profissional de Música e Artes de Almada expandindo o estudo do canto ao Jazz e a repertório relacionado com o Teatro musical. Desenvolve trabalho como cantora em vários concertos e eventos na zona de Almada e Lisboa e no Teatro musical, Canções da Disney realizado no Fórum Romeu Correia em Almada. 

Em 2003 muda-se para o Algarve para estudar Psicologia e paralelamente desenvolve trabalho como cantora em bares e eventos do Algarve, com um repertório abrangente dentro da música Portuguesa e canto-autor como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho entre temas da América Latina, interpretando temas de Mercedes Sosa, Violeta Parra, entre outros. É convidada a participar no Grupo Viva a Música - musica tradicional Portuguesa dirigido por Zé Maria um dos fundadores do grupo de reconhecimento nacional Brigada Vitor Jara.

Em 2011 é convidada para integrar o grupo Fad`Nu como cantora residente, projecto de Fado com Guitarra Portuguesa e Voz e a partir dai são vários os eventos, festivais e concertos a nível nacional e internacional que são realizados. 

Em 2013 Participa como cantora no Espectáculo Augúrio Produzido pela Associação cultural PipeemPé, espectáculo de Música, Teatro e Dança que se realizou no Castelo de Silves no âmbito da Feira Medieval de Silves. 

Em 2014 participa como cantora convidada no espectáculo de comemoração do 25 de Abril com a Orquestra de Sopros do Algarve, é também nesse ano que Fad´Nu é convidado a participar no Evento Lado B, realizado pela Câmara Municipal de Silves com o Músico e compositor Jorge Palma. 

Em 2015 colabora com o grupo Gato Malvado  grupo da Academia de Música de Lagos no espectáculo de Fado e Canto Alentejano realizado no Teatro municipal de Portimão e Centro Cultural de Lagos. É também nesse ano que é a voz convidada para integrar o espectáculo de Custódio Castelo em Sevilha. 

Em 2016 Fad´Nu integra as comemorações do Instituto Camões em colaboração com a Academia de Música de Lagos realizando um concerto e palestra na Universidade de Tiblisi, Geórgia, é também nesse ano que a convite da Embaixadora de Portugal em Baku, Fad´Nu realiza três concertos levando a Língua e cultura Portuguesa ao Azerbaijão. Em 2018 é a voz convidada a participar nas comemorações da Batalha de Alcácer Quibir em Marrocos Souaken representando Portugal.

 

Actualmente é Cantora Residente no Grupo Fad´Nu (Fado), TerraXama (Musica Mediterrânea e tradicional reinventada), mantém também actividade regular como Fadista em vários eventos e noites de Fado. 

Paralelamente desenvolve trabalho com a Voz | Arte num contexto de Terapia e desenvolvimento pessoal, sendo a criadora de Voz d@lma - Voice, Art & Healing, para mais informações sobre este trabalho - Voz d@lma - Voice, Art & Healing.

Facilita também sessões de meditação, música e criatividade para crianças, em escolas, centros terapêuticos e Associações.

Interessa-lhe o canto que vem da Alma desde o Fado ao canto ancestral de culturas e povos do mediterrâneo e do mundo, que comunicam a sua autenticidade e identidade através da Música.